Hoje, apresento algumas Ikebanas que fotografei no Johrei Center São Paulo. Junto colocarei um texto que recebi de uma da Mestras de lá. Aqueles que visitarem a unidade poderão sempre ver uma bela Ikebana que é um convite a esta oração.
"A cerimônia do Hatsuikê é realizada com o objetivo de agradecermos a Deus a missão a nós concedida, na formação do Paraíso Terrestre, através da flor.
A flor, seja ela qual for, expressa a beleza pura criada por Deus.
Existe uma infinidade de espécies de flores e Deus se manifesta e se entrega a nós, em cada uma delas, para que a utilizemos em nossa missão.
Meishu Sama, nosso Mestre e inspirador, nos ensinou praticando da arte da Ikebana, interagindo com a flor, através dos sentimentos.
Por isso, a Flor de Meishu Sama é tão especial, é tão revolucionária, pois faz o homem sentir e reagir a Sua Luz. Essa flor tem o poder de alegrar, emocionar, energizar... restaura a alma, tornando-a radiante.
Natureza e Ser Humano: que união maravilhosa!
O homem, dotado de sentimentos e inteligência, deve empenhar-se para utilizar e preservar os atributos da Natureza, dádivas divinas, a fim de que toda a humanidade seja beneficiada por ela e para que todos os povos possam ajudar-se mutuamente, harmonizando-se com todas as coisas da Terra.
2013, no zodíaco chinês, é o ano da serpente, que simboliza um ano propício ao aprendizado, ao crescimento pessoal, às mudanças e a um convite à reflexão.
Então, vamos nos utilizar da influência positiva deste ano: aprender com as diferenças, crescer com as dificuldades, gerar mudanças em nós mesmos e a nossa volta, refletindo sobre o compromisso que assumimos com Deus.
E a Flor de Luz é a nossa ferramenta: com ela, através dela, aliada aos nossos sentimentos, podemos ajudar a transformar a atmosfera espiritual de onde quer que a levemos.
Através da cerimônia do Hatsuikê, ofertamos a Deus nossa gratidão por tudo o que ele nos proporciona, por todas as bençãos recebidas e nossa gratidão é expressa em ação.
Na cultura japonesa, em todas as festividades e cerimônias, são usados materiais com significados especiais, flores e galhos repletos de histórias e magias.
É sempre bom lembrar o significado do material que será utilizado nesta Ikebana:
Bambu: representa força, superação - Os antigos japonese ouviam, no farfalhar de suas folhas, o som da chegada dos deuses entre eles e mesmo na atualidade, ele é utilizado como assento dos deuses, sendo colocado nos locais sagrados.
Matsu - pinheiro japonês - representa sorte, união. Com seu porte majestoso e sempre verdejante, é considerado adequado para servir como assento dos deuses e nas cerimônias religiosas serve para receber Deus.
Crisântemo - assegura o amor eterno e a felicidade, representa o conhecimento, longevidade e juventude - considerada flor nobre no Japão, é o símbolo do brasão do Imperador, utilizada em festividades e cerimônias religiosas.Agora, sintam e Agora, sintam e
" A beleza da flor, quando a fixo compenetrado, volto a sentir quão profundas são as bençãos de Deus.
Aqueles que têm o desejo ardente de se igualar à beleza das flores, possuem corações que a elas se assemelham."
Mokiti Okada
Nenhum comentário:
Postar um comentário